9 de abr de 2012

Matemágica (parte1)



  Matemágica
Que tal aprender uma porção de truques para tirar de letra aqueles conteúdos de matemática que vivem embaralhando a sua cabeça, como as frações, a raiz quadrada e a tabuada? Aí vão várias dicas descoladas para aprender a matéria brincando e ainda lembrar tudinho na hora da prova.




Entender o que o professor explica, acompanhando o raciocínio dele durante as aulas e tirando as dúvidas 
no momento em que elas surgem, é a melhor maneira de garantir zero de estresse na hora do exame, qualquer 
que seja a matéria. Agora, conhecer uma ou outra dica, para ajudar no momento de resolver os pontos mais 
difíceis da matemática, também não faz mal a ninguém. Ao contrário: só vai facilitar a sua vida. 
Confira abaixo:

TABUADA DOS DEDOS
Lembrar as tabuadas do 2, 3, 4 e 5 é moleza. Difícil são as que vêm depois, com números maiores.
 Então, que tal tentar a tabuada dos dedos? A ferramenta você já tem: as mãos! Quer saber como funciona?
 Vamos imaginar que você queira resolver a seguinte conta: 7 x 6. Cada uma das mãos vai representar um 
dos números multiplicadores. Abaixe dois dedos da mão do 7, porque 7 é dois números maior que cinco.
 Da mão do 6, abaixe um dedo, porque 6 é só um número maior que o cinco. Daí é só seguir os passos:
1. O tanto de dedos abaixados (três) é igual ao total de dezenas do resultado, nesse caso, 3 (o que dá 30).
2. Os dedos esticados de cada mão (três e quatro) serão multiplicados:
3. Some o resultado do passo 1 com o do passo 2
Tcharan! Eis o resultado!
Moleza, né? Agora, que tal se aventurar com outros números? Dá certinho!
x 6
3 => 30
(3 x 4 = 12)
(30 + 12 = 42)
7 x 6 = 42
 
MULTIPLICACÃO
Multiplicar números grandes, às vezes, dá um nó na cabeça. 
A gente tem de se preocupar em alinhar direitinho as unidades, dezenas, centenas... 
Ainda bem que inventaram um jeito de facilitar a vida na hora de fazer esse tipo de tarefa.
- Pra começar, é só arrumar os números que você quer multiplicar na tabelinha, como 
no exemplo:
- Agora você multiplica os números das colunas pelos das linhas e preenche o resto da 
tabela com 
o resultado.
- Daí, pegue quatro canetas de cores diferentes para destacar as diagonais da tabela. 
Faça a soma dos números de cada diagonal e vá completando a tabela.
- Pra finalizar, pegue o resultado de cada soma, no sentido anti-horário, e coloque um 
ao lado do outro, da esquerda para a direita. Pronto!
2583


DIVISAO
Tudo bem que fazer continha de divisão na chave já facilita bastante a nossa vida. 
Mas é uma história de dividir primeiro um número, depois multiplicar aquele outro... 
Então, que tal tentar um caminho mais fácil? Dá uma olhada no passo a passo para divisões 
de números pares por 2.
Vamos partir do exemplo: 46 ÷ 2 = ?
1. Reescreva o número par como uma soma das suas unidades:?
46 = 40 + 646
2. Divida por 2 cada número da soma do passo 1:
40 ÷ 2 = 2 0
÷ 2 = 3
3. Some os resultados e pronto:
20 + 3 = 23 
Então, 46 ÷ 2 = 23. O raciocínio também vale para continhas de divisão de números ímpares por 2. 

#ficadica


Nenhum comentário:

Postar um comentário